VOCE COMERIA UMA COMIDA QUE TE FAZ MAL PARA NÃO PAGAR OS 10% DE GORJETA?

INFORMAÇÕES PARA A COMUNIDADE

Rede Zenith

7/20/20242 min read

A analogia é uma PROVOCAÇÃO para comparar a economia que VOCÊ ACHA QUE ESTÁ FAZENDO quando consome combustíveis duvidosos. É isto mesmo, faça as contas, em média você gasta entre 3% e no máximo 10% a mais comprando combustíveis com origem certificada e qualidade garantida em postos com a correta responsabilidade e seriedade!

E o que isto tem a ver com ingestão de comida estragada? TUDO!

Quando você ALIMENTA SEU CARRO com combustíveis duvidosos e adulterados para economizar alguns poucos R$, você está PREJUDICANDO SERIAMENTE o motor e todos seus sistemas de alimentação do seu carro.

Para entender melhor, é importante você saber que as práticas de adulteração são diversas e mesmo as mais simples, como por exemplo colocar mais água no etanol ou colocar mais etanol na gasolina, comprometem o rendimento do motor, e o motorista que PENSOU QUE ESTAVA ECONOMIZANDO alguns poucos Reais, na verdade não imagina que com esta adulteração o RENDIMENTO do carro (km rodados por litro) SERÁ BEM INFERIOR a economia em R$ que ele pensou que fez, sem contar que este tipo de fraude também prejudica o carro.

Outra prática comum é a bomba não entregar o volume em litros que o painel mostra, ou seja, o sistema é adulterado e apesar de você ver no display um certo volume de litros e pagar por eles, na realidade A BOMBA COLOCA MENOS COMBUSTÍVEL DO QUE O QUE VOCÊ PAGOU. Verifique se as bombas tem o lacre (sem adulterar) do INMETRO, que é o órgão responsável por aferir os equipamentos.

Entretanto, as ADULTERAÇÕES mais impactantes e PREOCUPANTES são aquelas em que O COMBUSTÍVEL É MISTURADO COM OUTROS PRODUTOS QUÍMICOS mais baratos (como solventes, metanol, benzina, etc.) e nestes casos o DANO ao motor e os sistemas de alimentação são IRREPARÁVEIS, sem contar, obviamente que o rendimento do carro será muito pior. Nestes casos, com certeza, seu prejuízo será enorme para corrigir e consertar os danos.

As melhores DICAS para não ser enganado e não prejudicar o seu carro são:

1) SÓ ABASTEÇA EM POSTOS CONFIÁVEIS e, de preferência, sempre abasteça no mesmo posto para poder monitorar o rendimento do seu carro e ter uma origem certa em caso de necessitar apoio e assistência.

2) Verifique as instalações do Posto, se o pessoal está uniformizado e se o atendimento é profissional e cortês. EVITE OS ESTABELECIMENTOS DESLEIXADOS, COM APARÊNCIA DE ABANDONO, funcionários sem uniforme ou COM ATENDIMENTO RUIM - são indícios de que o produto pode ser de baixa qualidade ou adulterado.

2) Ao abastecer, mesmo em postos com bandeira de distribuidoras de marcas famosas, VERIFIQUE NA BOMBA A ETIQUETA obrigatória que diz QUEM É O FORNECEDOR DO COMBUSTÍVEL daquela bomba. Por norma legal é obrigatória a fixação de uma etiqueta na bomba informando o fornecedor do combustível, se não tiver, desconfie, porque o posto pode estar usando uma marca famosa como bandeira, mas vendendo produtos de um fornecedor não autorizado e duvidoso.

3) Por fim, e não menos importante, quando comparar com a média de preços de Postos considerados idôneos e de qualidade, DESCONFIE DE PREÇOS MUITO BAIXOS. Não existem milagres, se o preço é muito inferior à média do mercado, com certeza tem algo errado e VOCÊ VAI PAGAR MAIS BARATO, mas com certeza ESTÁ SENDO ENGANADO!